íman

Um íman, também designado por magnete ou íman permanente, consiste num material que cria à sua volta um campo magnético. Os ímanes podem ser naturais ou artificiais, estando no primeiro caso um mineral denominado magnetite. Os ímanes artificiais são constituídos por ferro, cobalto, níquel e outros materiais chamados ferromagnéticos, os quais são facilmente magnetizáveis pela ação de uma corrente elétrica. Qualquer íman apresenta dois polos (norte e sul), os quais o levam a orientar-se segundo a direção sul-norte, desde que o íman seja deixado em liberdade de movimentos. A ação do campo magnético manifesta-se pela atração do ferro e materiais ferrosos. Os ímanes apresentam-se geralmente em forma de barra ou de ferradura.
Um íman corretor é aquele que se encontra incorporado em certos instrumentos de medida destinado a neutralizar os efeitos perturbadores do campo magnético terrestre.
Como referenciar: Porto Editora – íman na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-21 14:15:17]. Disponível em