Imelda Staunton

Atriz inglesa, Imelda Mary Philomena Bernadette Staunton nasceu a 9 de janeiro de 1956 em Londres. Formada pela Academia Real de Artes Dramáticas, começou a trabalhar em companhias de teatro conceituadas como The Old Vic ou a National Theatre. Trabalhou igualmente em três produções da Companhia Royal Shakespeare, onde obteve grande sucesso junto da crítica.
Em 1986, estreou-se na televisão num pequeno papel na série The Singing Detetive (O Detetive Cantor), com argumento de Dennis Potter, cujo desempenho chamou a atenção da crítica e lhe trouxe mais ofertas de trabalho no pequeno ecrã - em diversas séries e telefilmes. Continuou, porém, a representar no teatro e, em 1991, recebeu um Olivier pelo seu trabalho no musical Into the Woods, de Stephen Sondheim. Em 1996, ganhou dois Olivier pelo desempenho nas peças The Corn Is Green e A Chorus of Disapproval.
Em 1990, foi a vez de experimentar o cinema com a comédia They Never Slept (Nunca Dormem) e, no ano seguinte, protagonizou Antonia and Jane, de Beeban Kidron. Seguiu-se a comédia dramática Peter's Friends (Os Amigos de Peter, 1992), realizada por Kenneth Branagh, com quem voltou a trabalhar em Much Ado About Nothing (Muito Barulho Por Nada, 1993), baseado na peça de William Shakespeare. Entretanto, fez mais televisão e, em 1995, participou em Sense and Sensibility (Sensibilidade e Bom Senso), de Ang Lee, baseado no romance de Jane Austen. Três anos depois, entrou no drama de sucesso de John Madden Shakespeare in Love (A Paixão de Shakespeare, 1998).
Em 2000, deu a voz à galinha Bunty no filme de animação Chicken Run (A Fuga das Galinhas). Mas é somente em 2004 que o seu nome se torna conhecido internacionalmente ao participar no filme realizado por Mike Leigh Vera Drake, um drama que segue a vida de Vera, papel interpretado por Staunton, uma mulher dedicada à sua família, mas que secretamente ajuda outras mulheres a abortar de filhos indesejados. Acontece que é uma prática ilegal e clandestina na Inglaterra dos anos 50 e, mais tarde, Vera acaba por ser investigada pela polícia e julgada pelos seus atos, sofrendo a sua família com isso. A sua interpretação foi inesquecível, o que lhe valeu o BAFTA para Melhor Atriz e a Coppa Volpi no Festival de Cinema de Veneza, recebendo ainda a nomeação para o Óscar de Melhor Atriz, bem como a nomeação para o Globo de Ouro da mesma categoria, o Prémio do Cinema Europeu para a Melhor Atriz, assim como distinções semelhantes por diversas associações de críticos de cinema.
Como referenciar: Imelda Staunton in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-23 07:03:06]. Disponível na Internet: