Imperatriz T'Zu Hu Hsi (China)

Imperatriz chinesa, conservadora e autoritária, da dinastia manchu Ts'ing, nasceu a 29 de novembro de 1833, em Pequim, e faleceu a 15 de novembro de 1908, na mesma cidade.
Foi companheira do imperador Hien-Fong e mãe do imperador T'ong-Tche que, com 5 anos, sobe ao trono (1861), sendo T'zu, ou Cixi, nomeada regente. Na prática, porém, governou até à sua morte.
Depois de T'ong-Tche falecer precocemente, em 1875, favoreceu sempre o seu sobrinho Kuang-Siu, imperador entre 1875 e 1908, homem que depois se revelou tendencialmente modernista. Em 1898, Cixi teve, perante a veia reformista daquele que pusera no trono, com o auxílio de Yuan Che-K'ai e através da força, que retirar o poder que Kuang tinha. A imperatriz facilita, então, o desenvolvimento de um aparelho administrativo corrupto e pesado, clientelar, o que propiciará uma desorganização estatal que já antes estivera na base da derrota chinesa perante o Japão (1894-95).
Intolerante e radical, Cixi era também avessa aos estrangeiros, o que a fez apoiar-se na sociedade secreta dos "Boxers" para os tentar expulsar do país. Daí a sublevação de Pequim, em junho de 1900, em que muitos europeus foram chacinados, com total apoio de Cixi, que teve que fugir depois perante a chegada à China de uma expedição militar euro-americana, em julho / agosto do mesmo ano. Para se salvar, traiu mesmo alguns dos seus aliados xenófobos, que entregou às mãos ocidentais.
Terá sido talvez envenenada, tal como o seu antigo protegido, o imperador Kuang- Siu, a mando de um outro seu antigo esbirro, Yuan Che-K'ai. Porém, ainda antes de morrer, teve tempo para nomear o jovem Puyi imperador com 10 anos apenas. Foi o "último imperador", imortalizado décadas mais tarde, no cinema, por Bernardo Bertolucci.
Esta velha imperatriz, astuta e combativa, apesar de contemporânea da rainha Vitória, não conheceu brilho idêntico ao desta, mercê da sua cupidez e pretensões isolacionistas, para além das exageradas intrigas palacianas que promoveu.
Como referenciar: Imperatriz T'Zu Hu Hsi (China) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-21 19:36:00]. Disponível na Internet: