impregnação

A impregnação consiste na substituição da seiva da madeira por uma substância tóxica para fungos e insetos destruidores da madeira ou por um produto que reduza a inflamabilidade desta (ignífugo).
Os impregnantes para madeira podem dividir-se em três grupos: impregnantes oleosos (por exemplo óleo de alcatrão da hulha); impregnantes solúveis em água, que são combinações de diversas substâncias, como arsénio, boro, cobre, crómio (aditivo para a fixação do impregnante na madeira), flúor; e impregnantes de outra natureza.
A impregnação autoclave é um método de proteção da madeira, especialmente para travessas, mastros, postes ou estacas que tenham que trabalhar em condições ambientais que provoquem rápida deterioração. Este método consiste em introduzir a madeira já seca numa caldeira cilíndrica, sob pressão (autoclave), com uma determinada matéria protetora. A madeira satura-se aumentando assim a sua capacidade isolante, a sua resistência à humidade, entre outras.
Nos têxteis a impregnação consiste numa operação segundo a qual se consegue fixar o enrolamento de uma bobina, submergindo-o num banho que contenha vernizes ou substâncias similares.
Como referenciar: impregnação in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-23 14:36:21]. Disponível na Internet: