indicadores económicos

Os indicadores económicos são grandezas de carácter económico, expressas em valor numérico, cuja principal utilidade consiste na aferição dos níveis de desenvolvimento de países, regiões, empresas, etc. (permitindo, também, como é evidente, efetuar comparações). Note-se que, no caso dos indicadores referentes a países, regiões ou grupos de pessoas, dentro de uma classificação ampla de indicadores económicos, também se utilizam outros de carácter social ou demográfico, como a seguir se exemplificará.
Na análise da situação económica relativa dos diversos países ou regiões geográficas, é usual compararem-se indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB), o PIB per capita, o saldo das balanças externas, o nível da inflação, a taxa de desemprego, o défice orçamental, etc.
Entretanto, consideram-se ainda outros indicadores, de índole puramente social (por exemplo, número de automóveis, de televisores, de telefones por cada milhar de habitantes) ou demográfica (como a taxa de natalidade, de mortalidade, de mortalidade infantil, a esperança de vida à nascença, etc.).
Na comparação inter-empresas, alguns indicadores comuns são os resultados líquidos, o montante dos capitais próprios, o total do ativo, o volume de vendas, o número de empregados e o valor acrescentado bruto por trabalhador.
Como referenciar: indicadores económicos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 14:48:01]. Disponível na Internet: