índice de octanas

O índice de octanas (IO), também designado por número de octanas, traduz a medida para determinar o poder antidetonante dos carburadores para motores, isto é, um número que permite medir a capacidade de um combustível resistir às pancadas quando é queimado na faísca da ignição do motor.
Utilizam-se como carburantes de comparação o iso-octano (2,2,4-trimetilpentano C8H18) e o n-heptano (C7H16), aos quais arbitrariamente se atribui um índice de octano de 100 e 0, respetivamente. O carburante cujo índice de octano se deseja determinar é comparado com uma mistura de iso-octano e n-heptano em proporção conhecida. Se ambos os carburantes possuírem o mesmo poder antidetonante, o índice de octano do carburante testado é igual à percentagem de iso-octano da mistura padrão.
Este índice permite detetar deficiências, por exemplo, quando o motor de explosão emite um ruído metálico e sonoro que tem a sua origem na combustão irregular do carburante. Este fenómeno produz além de uma perda de potência do motor, danos nos êmbolos, bielas e cilindros. A predisposição de um motor para este fenómeno depende, em grande parte, da qualidade do carburante utilizado.

Como referenciar: índice de octanas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-15 07:49:16]. Disponível na Internet: