indústria

A indústria consiste numa forma de atividade derivada da produção artesanal que tem como objetivo a transformação de matérias-primas ou produtos semiacabados. Consideram-se como indicadores do nível industrial atingido por um país, setor ou atividade a produção em série, o uso extensivo de maquinaria, a crescente divisão de trabalho e o emprego de trabalhadores qualificados e não qualificados.
Segundo a etapa produtiva, a indústria pode ser básica (mineira, siderúrgica, química) e transformadora. Segundo a utilização dos produtos, existe a de bens de consumo (por exemplo alimentos) e a de bens de equipamento (por exemplo construção de máquinas). Atendendo à localização, pode-se distinguir entre indústria orientada em função do fator consumo, fator transporte e fator trabalho. A indústria teve a sua origem nas manufaturas do capitalismo inicial e na empresa doméstica. A invenção da máquina a vapor, em 1769, precipitou a mudança e o aparecimento da indústria fabril. Com ela operou-se a Revolução Industrial, que significou uma transformação profunda na ordem social e económica da época, iniciada com a Revolução Francesa. A mecanização da produção foi introduzida inicialmente no setor têxtil, mais tarde nas atividades mineiras e na obtenção do ferro para, finalmente, se estender a todos os ramos da produção de bens.
A industrialização iniciou-se em Inglaterra, seguindo-se-lhe a Bélgica, a França, a Alemanha e os EUA.
Depois da Primeira Guerra Mundial, e sobretudo após a Segunda, o processo de industrialização acelerou-se até ao ponto de hoje ser uma realidade, em maior ou menor grau, em todos os continentes.
Como referenciar: indústria in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 21:49:29]. Disponível na Internet: