Ines Sastre

Modelo espanhola, Ines Sastre nasceu a 21 de novembro de 1973, em Valladolid, Espanha. Em 1989, venceu o concurso internacional Elite Look of the Year, mas tomou a decisão inédita de se recusar a assinar um contrato como manequim com a agência que organiza o evento. Preferiu continuar os estudos, que a iriam levar mais tarde à prestigiada universidade parisiense de La Sorbonne. No entanto, a modelo espanhola ia fazendo carreira no cinema, onde se tinha estreado em 1987, no filme El Dorado, do conceituado realizador Carlos Saura. O cineasta escolheu-a para o papel depois de a ter visto num anúncio televisivo feito quando ele tinha doze anos.
Enquanto estudava não chegou a abandonar a moda, mas esta atividade funcionava apenas como um part-time, sendo as prioridades a universidade e o cinema. Mas, mal se licenciou em literatura francesa na Sorbonne, passou a dedicar-se a cem por cento à moda e aos filmes. O talento como atriz estava provado, ou não tivesse trabalhado com realizadores como o italiano Antonioni e com atores como o americano Harrison Ford. Mas também na moda começava a dar cartas, fazendo anúncios para marcas como a Rodier e a Max Fator. A sua carreira como modelo estava definitivamente lançada e, em 1996, assinou um contrato de três anos com a Lancôme. Ines Sastre passou assim a ser face da essência Trésor, ocupando o lugar anteriormente pertença da também modelo/atriz Isabella Rossellini.
As marcas de vestuário Jean Paul Gaultier, Paco Rabanne, Vivienne Westwood, Hervé Leger, Mulberry e Chanel, entre outras, requisitaram Ines Sastre para desfilar as suas criações nas passerelles, ao mesmo tempo que a espanhola ia embelezando as capas de revistas como a Vogue, a Elle e a Glamour.
Em 1997, recebeu o troféu relativo a beleza natural na gala dos Prémios de Moda de Paris, curiosamente poucos meses depois de ter posto o seu cabelo ruivo por uns dias, e apareceu no famoso calendário da marca de pneus Pirelli.
Sempre sem abandonar o cinema, ainda foi escolhida para apresentar o festival de música de San Remo em 2000, fruto da popularidade crescente que tinha em Itália.
A par das suas atividades profissionais dedicou-se ao trabalho como embaixadora da UNICEF.
Como referenciar: Ines Sastre in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-12 19:16:20]. Disponível na Internet: