informática

A informática é o conjunto de conhecimentos e técnicas que dizem respeito ao processamento automatizado de informação, sendo aqui a informação entendida como dados relacionados entre si. Nela podem considerar-se a existência de dois ramos principais: o hardware e o software.

O hardware diz respeito ao computador e seus periféricos enquanto dispositivos físicos. O software, por seu lado, compreende as técnicas de análise de problemas e sua decomposição em conjuntos de instruções, os programas, que permitem aos computadores cumprir as tarefas que lhes são atribuídas.

A informática, uma área do conhecimento que surgiu com o advento do computador, tem-se desenvolvido com enorme rapidez e tem um papel de grande relevo na sociedade atual. Esse papel pode ser avaliado pela presença e importância do uso de computadores no nosso quotidiano.
A rápida evolução da informática gerou uma autêntica revolução nas atividades que requerem o armazenamento e manipulação de grandes quantidades de informação, como por exemplo a gestão, a contabilidade e as artes gráficas, e inclusivamente permitiu o aparecimento de áreas especializadas, que requerem que essa manipulação seja feita com grande velocidade, como por exemplo a astronáutica e a física das partículas elementares.

Devido à evolução e à crescente especialização verificada em diversos ramos da informática, é já comum considerar a existência de um conjunto de conhecimentos e tecnologias denominado tecnologias da informação, que englobam, além da informática, a burótica (que considera a aplicação de meios informáticos aos escritórios), a telemática (que conjuga os meios informáticos com as telecomunicações), a domótica (que aplica meios informáticos e robóticos a recursos relacionados com a casa) e o controlo e automação (que versa a aplicação dos meios informáticos ao controlo de processos industriais).

Como referenciar: informática in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-21 06:55:59]. Disponível na Internet: