Inglaterra

País do Reino Unido. Ocupa a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha. A Inglaterra é o país historicamente mais importante do Reino Unido. Tem uma área de 130 440 km2 que corresponde a cerca de dois terços da ilha da Grã-Bretanha. É limitado, a norte, pela Escócia, a oeste, pelo mar da Irlanda, pelo País de Gales e pelo oceano Atlântico, a sul, pelo canal da Mancha e, a leste, pelo mar do Norte. É em Inglaterra que se situa a capital do reino, Londres, nas margens do rio Tamisa.

Neste país concentram-se mais de quatro quintos da população, cerca de 56 550 100 habitantes (2020). No Oeste da Inglaterra, encontra-se uma dinâmica região industrial de ferro, de aço e de veículos automóveis. Manchester e Liverpool são duas cidades industriais importantes.

As universidades de Cambridge e Oxford são os polos de ensino superior mais conhecidos no estrangeiro. Região de grandes realizações culturais, a Inglaterra é especialmente notada pela sua tradição literária, pela sua arquitetura e pintura, pelos seus teatros e museus.

Como referenciar: Porto Editora – Inglaterra na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-22 11:54:58]. Disponível em