Inocêncio IX

Papa italiano, nascido na cidade de Bolonha, no dia 20 de julho de 1519, João António Fachinetti pertencia a uma família da nobreza. Foi-lhe dado o grau de doutor na Universidade da sua cidade natal, tendo posteriormente desempenhado o cargo de legado do cardeal Alexandre Farnese, ao serviço do qual se encontrava, em Avignon. Conseguiu o título de bispo de Nicastro (Calábria), localidade na qual mandou edificar um seminário, e foi um dos participantes do Concílio de Trento. Enquanto bispo, desempenhou em 1566 o importante papel de núncio do papa Pio V em Veneza, conseguindo que se efetuasse a formação da liga anti-turca que derrotou a frota dos invasores na célebre batalha de Lepanto, em outubro de 1571.
No ano de 1576 tornou-se patriarca de Jerusalém e em 1583 cardeal, tendo ocupado notáveis posições no Santo Ofício, no governo da Igreja e sido ainda presidente do tribunal da Signatura. No seu brevíssimo pontificado, de 29 de outubro de 1591 a 30 de dezembro de 1591, continuou essencialmente a aplicar as providências tomadas pelo seu predecessor, Gregório XIV. Deste modo, tomou a mesma posição no concernente à proibição da doação ou venda de propriedades pertencentes à Igreja com o objetivo de os feudalizar e tentou por todos os meios mitigar a fome e as doenças que grassavam em Roma. De igual forma, manteve o apoio que a Santa Sede tinha vindo a prestar à liga católica francesa para o combate dos huguenotes.
Ordenou ainda que a Secretaria de Estado fosse seccionada, passando a existir uma parte que se dedicava exclusivamente aos assuntos relativos à Alemanha, outra aos de Espanha e a terceira aos de Itália, o que indica, por um lado, o grau de complexidade que a Igreja tinha atingido, e por outro, a sua crescente autoridade.
Este papa faleceu em Monte Caballo, tendo sido inumado em São Pedro.
Como referenciar: Inocêncio IX in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-11 20:24:08]. Disponível na Internet: