inteligência artificial

A inteligência artificial é um ramo da ciência dos computadores que se dedica à investigação e criação de software e hardware com o objetivo de produzir resultados semelhantes aos produzidos pela inteligência humana. A inteligência artificial está, assim, relacionada com duas ideias básicas: o estudo dos processos de pensamento e raciocínio humanos, por um lado, e a aplicação dos resultados obtidos nesse estudo ao desenvolvimento tecnológico, por outro.
Os métodos mais utilizados em inteligência artificial baseiam-se, sobretudo, no processamento de símbolos, na heurística, na inferência e em técnicas de descrição de objetos, eventos ou processos em termos das suas características qualitativas e relações lógicas e computacionais.
Como exemplos de áreas de aplicação da inteligência artificial, podem ser referidos os sistemas periciais, o processamento de linguagem natural, o reconhecimento de voz, a visão por computador e o reconhecimento de cenas e objetos, os sistemas educacionais e de treino, e a robótica.
Como referenciar: inteligência artificial in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-26 15:03:01]. Disponível na Internet: