interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade, nas Ciências Sociais, significa o intercâmbio de saberes com vista à complementaridade do conhecimento, para melhor explicar os fenómenos sociais na sua totalidade.
O real social é pluridimensional e, por isso, suscetível de ser abordado de diferentes maneiras pelas diversas Ciências Sociais. Estas mantêm entre si relações de interdependência na abordagem aos fenómenos sociais. As diferentes ciências analisam as mesmas realidades, os mesmos fenómenos "sociais totais", embora privilegiando cada uma delas uma perspetiva própria de análise. Este intercâmbio entre disciplinas leva a que as investigações realizadas numa disciplina qualquer possam ser fundamentais para outra. "Assim, é precisamente a mesma realidade humana e social que vai interessar às diversas Ciências Sociais [...]. Temos, portanto, que o social é único; as maneiras de o abordar, as dimensões a privilegiar é que variam consoante os interesses que orientam e a partir dos quais se situa o investigador em Ciências Sociais, com a sua específica abordagem da realidade social [...]" (Marques).
O conceito de fenómeno social total significa que, ao pretendermos estudar um determinado fenómeno social, devemos considerá-lo na sua multiplicidade de aspetos e procurar várias perspetivas de análise que possam contribuir para uma melhor compreensão do fenómeno. Este não se restringe à sua instância social, poderá ter implicações de vária ordem, aos níveis económico, político, ideológico, demográfico, etc.
As várias facetas dos fenómenos sociais referem um intercâmbio entre as várias disciplinas que mantêm entre si múltiplas relações de interdependência. O conhecimento dos fenómenos sociais só se constrói mediante a complementaridade de perspetivas, pois só deste modo o objeto de estudo em questão poderá ser compreendido e explicado na sua globalidade e complexidade intrínsecas.
Uma política de coordenação deveria manter os diversos especialistas à escuta uns dos outros, para que o seu trabalho particular convergisse para a explicação do todo social.
Como referenciar: Porto Editora – interdisciplinaridade na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-18 15:46:16]. Disponível em