Islamabad

Aspetos Geográficos
Capital do Paquistão, Islamabad situa-se no Nordeste do país, no interior do Território da Capital Islamabad - embora a área faça historicamente parte da região do Punjab. Fica no planalto de Potohar, a sul dos montes Margalla. Possui um microclima regulado por três lagos artificiais (Rawal, Simli e Khanpur) que se caracteriza por verões quentes (com chuvas de monção em julho e agosto) e invernos frios (com temperaturas negativas entre dezembro e fevereiro). Possui uma população de aproximadamente 500 000 habitantes (2005).
História e Monumentos
A cidade foi construída no início dos anos 60, tornando-se a capital nacional em 1967, substituindo Karachi. É, portanto, uma cidade bastante jovem quando comparada com a maior parte delas. Os seus principais monumentos são o Museu de História Natural e a enorme Mesquita Shah Faisal, feita de mármore.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Islamabad é a cidade mais verde do Sul da Ásia, possuindo diversos parques como o japonês, o Fatima Jinnah e o Chattar Bagh. O seu agradável clima também permitiu a introdução na cidade de diversas espécies exóticas de plantas. Os montes Margalla, situados a norte, formam um habitat para diversas espécies de animais selvagens. O centro de negócios da cidade é conhecido por "área azul", dispondo-se ao longo da Avenida Jinnah. Para leste fica a Rua do Parlamento, onde se localiza a maioria dos edifícios governamentais. A arquitetura da cidade situa-se a meio caminho entre a modernidade e a tradição. Exemplo disso é a Torre Saudi-Pak. Ficam também na cidade a Universidade Quaid-i-Azam e muitos edifícios governamentais como a Assembleia Nacional, o Supremo Tribunal, o Secretariado do Primeiro-Ministro e a residência oficial do presidente (Aiwan-e-Sadr). Para além dos seus inúmeros mercados, destaca-se também como emblema da cidade um gigante globo prateado, ali colocado em 2004 para assinalar a receção de uma cimeira. O seu nome significa "cidade do Islão".
Economia
Como centro administrativo do país, Islamabad é sede de diversos serviços governamentais que dão emprego aos seus habitantes. A área comercial da cidade é conhecida por "área azul" por ter sido assinalada nesta cor no plano original da cidade. Esta área recebeu avultados investimentos estrangeiros, nomeadamente do Dubai, que aqui viu um grande potencial.
Como referenciar: Islamabad in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 21:12:42]. Disponível na Internet: