isolamento (física)

O isolamento consiste num processo ou material que impede ou reduz as perdas de energia sob a forma de corrente elétrica, calor ou som. O isolamento elétrico faz uso de materiais como a borracha, o policloreto de vinilo (PVC) ou a porcelana, que não conduzem a corrente elétrica, para impedir a fuga de uma corrente de um condutor para outro ou para a terra. O isolamento é uma medida de segurança vital que evita que correntes elétricas passem através do corpo humano, causando um choque elétrico. O duplo isolamento é um método de construção de aparelhos elétricos que assegura uma proteção reforçada contra os choques elétricos, tornando desnecessário o uso de um fio de terra.
O isolamento térmico recorre ao uso de materiais isoladores térmicos como a fibra de vidro, o ladrilho oco ou a espuma de plástico nos acabamentos de um edifício, para reduzir as perdas de calor através do teto e das paredes.
O ar existente nos espaços entre as fibras das roupas atua como isolador térmico, impedindo a perda de calor corporal.
O coeficiente de transmissão térmica é uma medida da facilidade com que este conduz o calor. Deste modo, um material escolhido para isolador térmico deverá apresentar um baixo coeficiente.
Como referenciar: Porto Editora – isolamento (física) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-16 22:43:18]. Disponível em