isolante

Um isolante consiste num material que conduz mal o calor, o som, a corrente elétrica ou a humidade.
Para evitar as perdas térmicas em tubagens de vapor e água quente utilizam-se revestimentos de amianto, terra de infusórios em forma de cordões, ladrilhos ou massas; a parte que se pretende isolar envolve-se com juta, de maneira a evitar a destruição mecânica. Nas caldeiras de vapor e de aquecimento utilizam-se placas de amianto, terra de infusórios, cortiça, fibra de vidro ou lã mineral (estes mesmos materiais também se utilizam em máquinas e tubagens de frio).
Como isolante de fios elétricos pode utilizar-se vidro, porcelana, borracha, papel, papel oleado, plástico, tintas isolantes ou óleo que não se gaseifique. Em alvenaria servem como isolantes contra a humidade do solo uma tinta protetora à base de betume, pez ou resina artificial, ou umas camadas intercaladas de cimento protetor, cartão embetumado ou chapas de plástico. Contra as perdas térmicas e para amortecer o som utilizam-se materiais de construção isolantes (ladrilho oco, cimento leve, materiais de fibra macia, espuma de plástico).
Como referenciar: isolante in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 15:53:58]. Disponível na Internet: