Iuri Gagarin

Cosmonauta soviético, nasceu em 1934, perto de Gzhatsk, na Rússia, e morreu em 1968, nos arredores de Moscovo. Este oficial da Força Aérea soviética foi o primeiro homem a efetuar um voo espacial à volta da Terra, de 1,48 horas de duração, a bordo do satélite soviético Vostok I, a 12 de abril de 1961.

O seu voo espacial trouxe-lhe fama imediata em todo o mundo. Gagarin foi condecorado com o Prémio da Ordem de Lenine e foi considerado herói da União Soviética. Em sua homenagem foram erguidos monumentos, tendo também sido dado o seu nome a uma rua. Gagarin nunca mais voltaria ao espaço, mas participou ativamente no treino de outros cosmonautas.

Viajou por vários países contando o seu histórico voo e a partir de 1962 exerceu funções de deputado no Soviete Supremo. Gagarin morreu juntamente com outro piloto num acidente aéreo, naquilo que foi descrito como sendo um voo de rotina. As suas cinzas estão depositadas num nicho de uma parede do Kremlin.
Como referenciar: Porto Editora – Iuri Gagarin na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-27 09:23:50]. Disponível em