Ivan Goncharov

Escritor russo, Ivan Alexandrovich Goncharov nasceu a 18 de junho de 1812, em Simbirsk (atualmente Ulyanovsk). O pai, um abastado comerciante de cereais, faleceu quando Ivan contava apenas sete anos de idade, pelo que foi entregue aos cuidados do seu padrinho, um aristocrata liberal que lhe proporcionou uma educação pragmática e esmerada.
Em 1822 ingressou numa escola comercial, onde permaneceu até 1830, altura em que transitou para a Universidade de Moscovo. Arrebatou o seu diploma em 1834, e começou a trabalhar como funcionário público ao serviço do Ministério dos Negócios Estrangeiros em São Petersburgo, na época capital cultural do império russo.
Imiscuindo-se nos ambientes literários da cidade, foi encorajado a dar azo às suas aspirações literárias. Assim, em 1847 publicou o seu primeiro livro, um romance intitulado Obyknovennaya Istoriya, no qual descrevia a devastação da velha aristocracia russa, em contraposição com a ascensão desenfreada da burguesia. No ano seguinte foi a vez de Ivan Savvich Podzhabrin (1848), um romance psicológico marcadamente naturalista. Em 1852 passou a desempenhar as funções de secretário pessoal do almirante Putyatin e, nessa qualidade, teve oportunidade de empreender uma longa viagem cujo percurso tocou pontos tão distantes como a Inglaterra, parte do continente africano e o Japão, reentrando três anos depois na Rússia pela Sibéria. Em resultado dessa valiosa experiência, publicou Fregat Pallada (1858).
A obra mais popular de Goncharov apareceu em 1859, um romance com o título Oblomov, em que o autor de novo procedia a um estudo sobre a decadência da aristocracia russa, apontando como causa do seu desleixo a falta de contacto com a Europa Ocidental. Obryv, obra que recontava a disputa de três homens pelo coração de um mulher, surgiu em 1869. Mal acolhida pela crítica, desencorajou o autor de prosseguir no género do romance.
Tendo mantido relações com outros escritores seus contemporâneos, como Leão Tolstoi e Ivan Turgenev, chegou a acusar este último de lhe ter surripiado ideias de enredos.
Ivan Goncharov faleceu a 15 de setembro de 1891, em São Petersburgo.
Como referenciar: Ivan Goncharov in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-02 11:25:33]. Disponível na Internet: