Artigos de apoio

Ivo Cruz
Maestro, compositor, musicólogo e historiador português, Manuel Ivo Soares Cardoso Cruz nasceu em 1935, em Lisboa, sendo filho do maestro Ivo Cruz (1901-1985).
Formou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dando o seu primeiro concerto, ainda como estudante, em 1954. Obteve uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e formou-se com distinção, como Maestro, pela Academia de Mozart da Universidade de Salzburgo, na Áustria.
Depois regressou a Lisboa e tornou-se Diretor Musical e Chefe da Orquestra Filarmónica de Lisboa. Dirigiu os programas de música da RTP, colaborou nas temporadas de ópera do Teatro da Trindade, em Lisboa, e nos concertos das orquestras sinfónicas da RDP. Foi maestro-diretor do Teatro Nacional de S. Carlos, fundou e dirigiu os Cursos Internacionais da Costa do Estoril, para além de ter desempenhado outras funções. Foi maestro convidado em diversos concertos e óperas, em inúmeros países, tais como Espanha, Alemanha, França, Grécia, Itália, Brasil, Estados Unidos da América, Rússia e Venezuela. Desempenha funções de Presidente e Diretor Artístico do Círculo Portuense de Ópera, no Porto, e da Ópera de Câmara do Real Teatro de Queluz.
Ivo Cruz procura divulgar obras menos conhecidas, fazendo, para isso, investigação na área da musicologia histórica portuguesa e apresentando um vasto reportório documentado, publicado pela EMI, Numérica e Tecla. Participou em vários colóquios e conferências e é membro de diversas associações e instituições, tais como a Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência, o Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa e a Sociedade Brasileira de Musicologia.
Manuel Ivo Cruz recebeu, em 1969, o Prémio Moreira e Sá do Orfeão Portuense e foi distinguido, pela França, com o título de Oficial de Mérito Cultural e Artístico e pelo Brasil, com a Ordem do Rio Branco. Foi ainda agraciado com a condecoração portuguesa de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2004, nas comemorações do 50.º aniversário da sua carreira artística, com a Medalha Municipal de Mérito, grau ouro, oferecida pela Câmara Municipal do Porto.
Como referenciar: Ivo Cruz in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-25 11:48:46]. Disponível na Internet: