Jacarta

Aspetos Geográficos
Capital da Indonésia, Jacarta fica situada na costa noroeste da ilha de Java e é a cidade mais populosa do Sudeste Asiático. Possui uma população de cerca de 8 400 000 habitantes (2005) e uma das maiores densidades populacionais do mundo. A sua área metropolitana é habitada por mais de 23 milhões de pessoas.
História e Monumentos
O primeiro dado sobre o local agora conhecido por Jacarta remonta ao século IV, tratando-se de um porto habitado por hindus. No século XIV foi um porto importante para o reino hindu de Sunda. Em 1513, barcos portugueses vindos de Malaca abarcaram no local e estabeleceram relações comerciais com o reino de Sunda. Em 1557, as tropas muçulmanas atacaram o reino de Sunda e conquistaram a cidade, mudando o nome de "Sunda Kelapa" para "Jayakarta" (que significa "vitória completa"). Em 1596 vários barcos holandeses chegaram a Jayakarka para comercializar especiarias, construindo aí edifícios militares. Também os ingleses ali construíram por essa altura. Mais tarde, as relações entre os holandeses e o príncipe Jayawikarta (sultão que liderava a cidade) deterioraram-se, unindo-se este com os ingleses para derrotarem os holandeses. Em 1619, foi tomada de novo pelos holandeses, que lhe deram o nome de Batávia, tornando-se o centro do império comercial da Companhia das Índias Orientais. Manteve este nome até 1942, altura em que mudou para o atual. Dois dos seus mais emblemáticos edifícios são a Bolsa de Valores e o Monumento Nacional.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Oficialmente, Jacarta não é uma cidade, mas antes uma província com um estatuto especial enquanto capital da Indonésia. Enquanto província, possui um governador e está dividida em cinco cidades que correspondem às diferentes áreas de Jacarta (Centro, Norte, Este, Oeste e Sul). O antigo centro da cidade apresenta elementos característicos da arquitetura holandesa - pontes, praças agradáveis e edifícios públicos. A cidade tem crescido a partir da zona central, atraindo muitos imigrantes do estrangeiro e da própria Indonésia. Como resultado disso, o ambiente da cidade é muito cosmopolita e etnicamente diverso. É também no centro que os turistas encontram a maioria dois hotéis, assim como uma grande seleção de restaurantes, bares e lojas de vários tipos. Kemang é uma das áreas mais visitadas pelos turistas. Apesar de possuir muitas estradas, o trânsito encontra-se frequentemente congestionado.

Economia
Jacarta é o centro económico e político da Indonésia. O centro financeiro da cidade fica na parte ocidental, onde se encontra o seu maior centro comercial. Tem diversas fábricas de têxteis, fundições e serrações, exportando especialmente chá e borracha. Possui diversas universidades e órgãos de comunicação social, o que atesta também a importância da sua vida cultural e educacional.
Como referenciar: Jacarta in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 21:39:59]. Disponível na Internet: