Jack Kerouac

Escritor norte-americano, nasceu em 1922, no seio de uma família de emigrantes canadianos, sendo o francês a sua língua materna, e faleceu em 1969. É considerado o expoente máximo da denominada "Beat Generation".
O romance On the Road, com o qual obteve um êxito considerável, é tido como o manifesto da sua geração. O título desta obra constitui uma metáfora do tipo de vida proposto por Kerouac e que se caracteriza por uma marginalidade voluntária, uma existência fora dos convencionalismos da sociedade, permeada por experiências com drogas, contactos com as filosofias orientais, música jazz e sexo desinibido.
De entre as suas obras destacam-se: The Town and the City, The Subterraneans, The Dharma Bums, Lonesome Traveller e Doctor Sax. Estas narrativas, tal como a maioria dos seus livros, são de carácter autobiográfico, apresentando frequentemente como personagens outros escritores proeminentes da "Beat Generation".
Em 1961, retirou-se da vida pública, escrevendo Desolation Angels e a obra autobiográfica Jack's Book: An Oral Biography.
Como referenciar: Porto Editora – Jack Kerouac na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-18 22:16:08]. Disponível em