Ator norte-americano, John Uhler Lemmon III nasceu no dia 8 de fevereiro de 1925, num elevador de um hospital da cidade de
Boston. Pertencia a uma família rica que não via com bons olhos a sua opção por estudar Artes Dramáticas em Harvard. Depois de se ter alistado na Marinha e de ter combatido na
Segunda Guerra Mundial, iniciou a sua carreira artística em programas radiofónicos e nos palcos da
Broadway. Em 1954, estreia-se no cinema, ao lado da atriz
Judy Holliday, num filme dirigido por
George Cukor -
It Should Happen to You (
Uma Rapariga sem Nome). O seu sóbrio desempenho obriga Henry Cohn, patrão dos estúdios Columbia, a propor-lhe um contrato de dez anos. Pouco depois, a sua personagem de Frank Pulver, um jovem oficial obcecado por mulheres no filme
Mister Roberts (1955), de
John Ford, ofuscou o desempenho de atores mais credenciados à altura, como
Henry Fonda e
James Cagney. A Academia não ficou indiferente, atribuindo-lhe o Óscar para Melhor Ator Secundário. Depois de entrar em alguns filmes musicais menores, o realizador
Billy Wilder colocou-o ao lado de
Tony Curtis e
Marilyn Monroe na fantástica comédia
Some Like It Hot (
Quanto Mais Quente Melhor, 1959), no papel de Jerry, um contrabaixista que se vê obrigado a disfarçar-se de mulher para escapar à perseguição de um grupo de mafiosos. No ano seguinte, o mesmo realizador convida-o a protagonizar
The Apartment (
O Apartamento), onde desempenhou um agente de seguros que empresta a sua casa ao patrão (
Fred MacMurray) para este manter encontros amorosos com a sua amante (
Shirley MacLaine). Os dois papéis anteriores mereceram-lhe duas nomeações para o Óscar de Melhor Ator. A parceria com Wilder manteve-se durante mais cinco filmes:
Irma La Douce (1963),
The Fortune Cookie (
Como Ganhar um Milhão, 1966),
Avanti (
Amor à Italiana, 1972),
The Front Page (
A Primeira Página, 1974) e
Buddy, Buddy (
Os Amigos da Onça, 1981). Lemmon libertou-se da sua faceta de ator cómico com um magistral desempenho em
Days of Wine and Roses (
Escravo do Vício, 1962), na pele de Joe Clay, um alcoólico inveterado que conduz a sua recém-esposa (
Lee Remick) ao vício. A sua atuação valeu-lhe mais uma nomeação para o Óscar de Melhor Ator. Foi com um filme melodramático,
Save the Tiger (
Sonhos do Passado, 1973), no papel de um industrial em degradação moral, que Lemmon conseguiu mais um Óscar, desta vez para Melhor Ator. Os prémios sucederam-se: por duas vezes foi galardoado com o Prémio de Melhor Ator no Festival de Cannes pela sua participação em
thrillers políticos - o leal empregado de uma
central nuclear, em
The China Sindrome (
O Síndroma da China, 1979) e o pai desesperado à procura do seu filho raptado no
Chile, em
Missing (
Desaparecido, 1982). Valeram-lhe ambos também a nomeação para o Óscar de Melhor Ator. Pelo meio, teve uma participação em
Tribute (
Homenagem, 1980), desempenhando um canceroso que busca a reconciliação com o seu filho desavindo, papel que lhe valeu mais uma nomeação falhada. Em 1992, recebe o Prémio de Melhor Ator do Festival de Veneza pelo desempenho em
Glengarry Glen Ross (
Sucesso a Qualquer Preço). Jack Lemmon experimentou também uma carreira de realizador, dirigindo o seu velho amigo
Walter Matthau em
Kotch (
Antes que chegue o inverno, 1971). É ao lado do seu amigo que filma a última grande comédia da sua carreira,
Grumpy Old Men (
Dois Novos Rabugentos, 1993). Morre em Los Angeles, a 27 de junho de 2001, vítima de cancro, praticamente um ano depois de Matthau. É, depois de
Jack Nicholson e de
Laurence Olivier, o ator com maior número de nomeações para Óscar.