Jacques Charles

Jacques Alexandre César Charles, físico francês, nasceu em Beaugency, Orleães em França, a 12 de novembro de 1746, e faleceu em Paris, a 7 de março de 1823.
Charles trabalhou inicialmente como funcionário da administração pública mas mantinha uma paixão pelas ciências, especialmente preparações com gases e experiências associadas à eletricidade. Ele revelou-se físico, químico, matemático, aeronáutico e inventor de diversos instrumentos de medida, entre eles, o hidrómetro termométrico, o helióstato Gravesande e o aerómetro de Fahrenheit.
Determinou ainda a densidade da água a diferentes temperaturas. Charles foi eleito para a Academia das Ciências de Paris em 1795, e tornou-se professor de Física no Conservatoire des Arts e Metiers.
No entanto, a descoberta mais famosa de Charles relaciona-se com os gases. Foi em 1787, que Charles desenvolveu uma lei básica dos gases (lei de Charles) segundo a qual todas as substâncias em estado gasoso obedecem a um mesmo princípio: um volume de gás a uma pressão constante varia diretamente com a temperatura absoluta. Charles não publicou os seus resultados e, em 1802, Gay-Lussac, trabalhando independentemente, divulgaria a mesma conclusão. Por isso se designa muitas vezes por lei de Charles e Gay-Lussac.
Antes de descobrir a lei que o notabilizou, Charles foi o primeiro a ter a ideia de usar hidrogénio para encher balões aerostáticos designados por charlières e charlottes (designações derivadas do seu nome). Até então, utilizava-se apenas ar quente. O hidrogénio era obtido por decomposição da água pelo ácido sulfúrico na presença de ferro.
No dia 27 de agosto de 1783, juntamente com o seu irmão Robert, pôs essa ideia em prática e efetuou voos sobre Paris, chegando a atingir mais de 1600 metros de altura, e percorreu cerca de vinte quilómetros, assustando os observadores devido ao barulho emitido pelo gás que se escapava.
Só mais tarde, nos Estados Unidos, é que o primeiro balão a hidrogénio teve realmente o seu primeiro voo, depois das experiências de Charles.

Como referenciar: Jacques Charles in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-17 19:07:56]. Disponível na Internet: