Jaime Milheiro

Psiquiatra e psicanalista português, Jaime Milheiro de Oliveira Barbosa nasceu em 1935, em Vila Nova de Gaia. Licenciou-se em Medicina (1958), especializou-se em Psiquiatria (1967) e é, desde 1981, Membro Titular e Didata da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e da Associação Psicanalítica Internacional. A sua carreira médica e científica assenta essencialmente em três grandes áreas: docência, investigação e atividade clínica.
No tocante à atividade docente, Jaime Milheiro foi assistente estrangeiro da Faculdade de Medicina de Paris (1965-66) e Professor Convidado da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, tendo sido regente das cadeiras de "Saúde Mental" e "Temas de Psicanálise" no período de 1977 a 1982. Desde 1983, faz parte da Comissão de Ensino da Psicanálise em Portugal e é atualmente Docente do Instituto de Psicanálise de Lisboa e do recém-formado Instituto de Psicanálise do Porto (do qual também é Presidente).
Paralelamente ao ensino e prática da Psicanálise, Jaime Milheiro exerce ainda atividades clínicas e diretivas no âmbito da psiquiatria. Durante cerca de 20 anos, para além de diversos outros cargos que entretanto ocupou, foi Diretor do extinto Centro de Saúde Mental de Gaia que ajudou a fundar. Jaime Milheiro lutou sempre, ao longo da sua carreira, pela modernização da Psiquiatria e por uma política de saúde mental atualizada e de valorização psicossocial. Tem organizado múltiplos eventos científicos e culturais e participado em diversos eventos científicos, quer a nível nacional quer no estrangeiro, com trabalhos publicados sob a forma de conferências, comunicações e artigos. Em 1998 integrou o grupo de trabalho que elaborou a nova Lei de Saúde Mental (Lei 36/98, de 24/07/98).
Atualmente, Jaime Milheiro, para além das atividades clínicas e docentes, é ainda Diretor da Revista Portuguesa de Psicanálise e Diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde mental do Centro Hospitalar de Gaia.
Das obras e dos inúmeros artigos que se encontram dispersos por diversas revistas científicas, destacam-se os seguintes trabalhos:
1984, Doenças do Foro Psiquiátrico em V. N. de Gaia
1985 "Orofobia - Uma digressão contra-fusional", in Revista Portuguesa de Psicanálise, Dez 85
1986, "Psicoterapias Dinâmicas e Psicanálise" in Manual de Psiquiatria Clínica
1999, "Lacunas Somáticas versus Lacunas de Mentalização" in Revista Portuguesa de Psicanálise, Jan. 99
1999, "Maria Vazia ou a Gravidez Perpétua (orofobia no feminino)", in Revista Portuguesa de Psicanálise, março 99
Como referenciar: Jaime Milheiro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 16:38:52]. Disponível na Internet: