James Boswell

Jurista e ensaísta escocês, James Boswell nasceu em 1740, em Edimburgo. Filho do Lorde Auchinleck, juiz no Supremo Tribunal da Escócia, e de uma calvinista acérrima, descendente da realeza escocesa. A sua família vivia há duzentos e cinquenta anos numa propriedade rural em Ayrshire, construída sobre as ruínas de um velho castelo.
Frequentou a Universidade de Edimburgo, onde estudou Direito e Belas Artes. Aos dezoito anos já mantinha um diário e escrevia poesia. O pai enviou-o, em 1759, para a Universidade de Glasgow, na tentativa de o separar de uma atriz com quem havia começado uma relação. Destroçado, Boswell fugiu para Londres, convertendo-se ao Catolicismo no firme desejo de vir a tornar-se monge. Aí conheceu Samuel Johnson. Regressou pouco depois a Edimburgo e, em 1763, começou novamente a estudar Direito, desta vez na Holanda. Abandonou os estudos ao fim de um período letivo e empreendeu uma volta à Europa, em que conheceu os intelectuais franceses Voltaire e Jean-Jacques Rousseau. Tornando à Escócia em 1766, foi admitido no tribunal, exercendo a profissão de jurista em Edimburgo durante vinte anos. Em 1768 publicou An Account Of Corsica, em que descrevia a sua viagem à ilha, e em que defendia a sua causa da independência.
Entre os anos de 1777 e 1783, Boswell escreveu para a revista londrina The London Magazine uma série de artigos que abordavam temas como a bebida, os diários e a hipocondria. Após a morte de Johnson, ocorrida em 1784, publicou The Journal Of A Tour To The Hebrides (1785), em que recontava uma viagem que havia feito com o Doutor Johnson.
Boswell mudou-se então para Inglaterra, onde obteve o direito de exercer a sua profissão em tribunal, dedicando-se à escrita de Life Of Samuel Johnson, que foi publicado em 1791 e aclamado como uma grande obra. Tentou depois uma carreira política, sem grande sucesso e, vítima de achaques de depressão e hipocondria, foi abandonado pela mulher, que regressou à Escócia em trejeitos de grande desprezo. Faleceu em Londres a 19 de maio de 1795.
Como referenciar: James Boswell in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-05 11:46:15]. Disponível na Internet: