James Jones

Escritor norte-americano, James Jones nasceu a 6 de novembro de 1921, em Robinson, no estado do Illinois. Filho de um dentista alcoólico gozou não obstante de um certo prestígio pelo facto de o avô ter feito fortuna através de poços de petróleo, e de esta se esfumar com a sua morte.
Jones concluiu os seus estudos secundários no Illinois, mas devido à grande crise económica que assolou o país, não encontrou os meios necessários para poder prosseguir.
Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, em 1939, Jones alistou-se como sargento no exército norte-americano. Foi destacado para o Havai, e presenciou o ataque da aviação japonesa a essa baía do arquipélago. Procurando maneiras de tornar útil o tempo morto da vida de caserna, matriculou-se na Universidade do Havai e começou a trocar correspondência com o irmão.
Finda a guerra, em 1945, decidiu continuar as suas resoluções, pelo que ingressou na Universidade de Nova Iorque e começou a escrever um romance. Ao fim de seis anos de trabalho, Jones publicou From Here To Eternity (1951), obra em que descreve as suas experiências da vida militar. Imediatamente se tornou um sucesso, agraciado sobretudo pela crítica. No mesmo ano recebeu o prémio National Book Award, na categoria de ficção.
Jones decidiu então adquirir uma vivenda com a avultada soma que obteve das vendas do seu livro. Aí fundou uma comunidade para escritores, mantendo ao longo da sua vida uma generosidade invulgar para com os seus colegas de profissão.
Perfeccionista por natureza, demorou-se sete anos na criação do seu segundo livro, Some Came Running (1957). Tratando dos seus dias de paz no Illinois de forma respeitável e cuidada, a obra foi um tanto ou quanto desdenhada pela crítica. Nesse mesmo ano casou e em 1958 partiu com a esposa para Paris, onde permaneceu até 1975.
Em 1958 publicou The Pistol, e em 1962 The Thin Red Line, ambos romances cuja ação decorre em torno da vida militar e, em 1970 um outro romance, desta vez sobre o 'maio de 68', com o título The Merry Month Of May (1970).
James Jones faleceu a 9 de maio de 1977, em Long Island.
Como referenciar: Porto Editora – James Jones na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-30 02:21:01]. Disponível em