James Lee Burke

Escritor norte-americano, James Lee Burke nasceu a 5 de dezembro de 1936, em Houston, no estado do Texas. Logo na adolescência começou a consumir álcool em excesso, e ao ingressar no curso de Estudos Ingleses da Universidade do Missouri, mostrou fraco desempenho.
Não obstante, viu o curso da sua vida mudar graças a uma professora que o auxiliou, pelo que melhorou a sua capacidade de redação ao ponto de poder figurar entre os melhores alunos. Licenciou-se por aquela instituição em 1960, e tomou a decisão de se tornar escritor profissional.
Em 1964 publicou o seu primeiro livro, um romance intitulado Half Of Paradise, e que recebeu um caloroso acolhimento por parte da crítica. Depois de To The Bright And Shining Sun (1970) e Lay Down My Sword And Shield (1971), seguiu-se um período difícil na vida do autor, marcado pelo alcoolismo e por uma série de empregos necessários ao sustento da sua família. Exerceu várias profissões: agrimensor, instalador de oleodutos, repórter, professor universitário, assistente social e formador. No ano de 1977 recebeu uma bolsa do governo norte-americano que lhe permitiu tornar a concentrar-se na escrita. Como resultado, e quebrando um silêncio que durou cerca de doze anos, publicou Two For Texas (1983), um romance histórico que recriava os acontecimentos da Revolução do Texas, em 1835.
Após o aparecimento de The Convict (1985), Burke recuperou uma certa popularidade com The Lost Get-Back Boogie (1986), romance que havia sido rejeitado cerca de uma centena de vezes por várias editoras, mas que acabou por sair do prelo, chegando a ser nomeada para a atribuição de um Prémio Pulitzer.
Em 1987 inaugurou uma série policial consagrada à personagem Dave Robicheaux com The Neon Rain. Alcoólico convalescente como o próprio autor, Robicheaux é um detetive de polícia na Louisiana que prima pela confissão de sentimentos, pelo cumprimento escrupuloso de um código de honra raro na profissão. Heaven's Prisoners (1988), A Stained White Radiance (1992) e In The Electric Mist With The Confederate Dead (1993) são alguns dos volumes protagonizados por este detetive.
Como referenciar: James Lee Burke in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-15 04:44:55]. Disponível na Internet: