Jânio da Silva Quadros

Jânio da Silva Quadros foi um influente político brasileiro do século XX, cuja carreira se iniciou em 1947 quando ascendeu ao cargo de vereador em 1947, substituído pelo posto de deputado estadual em 1950. O seu protagonismo foi incrementado com a sua eleição para governador do Estado, quatro anos depois (1954), e com a nomeação para deputado federal do Estado do Paraná, culminando com a sua eleição para a presidência da República em 1961.
Quando ocupou a presidência no início dos anos sessenta, Quadros estruturou um programa de reformas económicas, que contemplava cortes nas despesas de todos os ministérios em trinta por cento e a dispensa de alguns serviços civis, bem como o combate à corrupção, que alegadamente teria aumentado durante a administração do presidente Kubitschek, eleito em 1955. Em agosto do mesmo ano demitiu-se das funções de presidente, sem apresentar alguma explicação plausível para esta tomada de posição, apenas afirmando existirem "forças de reação" que travavam o desempenho do seu cargo.
Como referenciar: Jânio da Silva Quadros in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 15:55:05]. Disponível na Internet: