Javier Bardem

Ator espanhol nascido a 1 de março de 1969, em Las Palmas, nas ilhas Canárias. Proveniente de uma família de atores, foi por influência de sua mãe que Javier, com apenas 11 anos, conseguiu um pequeno papel no filme El Poderoso Influjo de la Luna (1980). Voltou ao cinema após um interregno de dez anos para satisfazer um convite do realizador Bigas Luna, que lhe ofereceu um desempenho no filme erótico Las Edades de Lulu (As Idades de Lulu, 1990).
Os filmes seguintes tipificaram-no em personagens musculadas e machistas, dos quais os melhores exemplos serão Tacones Lejanos (Saltos Altos, 1991), de Pedro Almodóvar, e Jamón, Jamón (1992), de Bigas Luna. Depois de Antonio Banderas, Bardem tornou-se no ator mais requisitado pelos realizadores contemporâneos espanhóis, protagonizando títulos emblemáticos como Carne Trémula (Em Carne Viva, 1997) e Perdita Durango (1997). No entanto, a sua internacionalização só se daria com Before Night Falls (Antes que Anoiteça, 2000), onde recriou o escritor cubano Reinaldo Arenas, perseguido pelo regime ditatorial devido à sua homossexualidade e convicções políticas. A sua enérgica interpretação valer-lhe-ia a nomeação para o Óscar de Melhor Ator.
Seguiram-se os dramas Dancer Upstairs (Em Clandestinidade, 2002), de John Malkovich; Collateral (Colateral, 2004), de Michael Mann, onde contracenou com Tom Cruise e Jamie Foxx; em 2004, Mar Adentro, de Alejandro Amenábar, ao qual foi atribuído o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro; e, em 2006, Goya's Ghosts (Os Fantasmas de Goya), de Milos Forman. Em 2008, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou-o com o Óscar de Melhor Ator Secundário pelo seu papel no filme dos irmãos Coen, No Country for Old Men (Este País não é para Velhos).
Em 2008, Javier Bardem integrou o elenco do filme Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen, interpretando o papel de um pintor que se envolve com duas americanas que vão passar férias a Barcelona, onde ele mora. O ator foi nomeado para o Independent Spirit Award e para o Globo de Ouro, ambos na categoria de Melhor Ator Principal, pelo seu desempenho no filme.
Como referenciar: Javier Bardem in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-16 21:30:49]. Disponível na Internet: