Artigos de apoio

Jay Leno
Cómico e apresentador norte-americano de televisão, James Douglas Muir Leno, conhecido por Jay Leno, nasceu a 28 de abril de 1950, em New Rochelle, Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, mas foi criado no estado do Massachusetts,
Jay Leno começou por dar espetáculos cómicos ao vivo e por ano tinha sempre agendadas cerca de 300 atuações em clubes noturnos.
A estreia de Jay Leno na televisão aconteceu em 1977, no Merv Griffion Show, e no mesmo ano experimentou o cinema através do filme Silver Bears. Ainda nesse ano, fez parte do elenco de um programa musical de variedades chamado Marilyn McCoo and Billy Davis Jr Show. O ano de 1977 ficou também marcado pela primeira aparição de Leno como convidado no Tonight Show, programa televisivo que viria a apresentar alguns anos mais tarde na NBC, canal privado norte-americano.
No início da década de 80, Jay Leno desistiu da ideia de ser ator de cinema porque a sua carreira como cómico estava a correr muito bem e não deixava espaço para mais atividades.
A partir de setembro de 1987, Jay Leno passou a ser ator/cómico fixo no Tonight Show, na altura apresentado por Johnny Carson, que por vezes substituía na condução deste programa diário emitido em direto.
A 25 de maio de 1992 começou ele próprio a apresentar o programa, no lugar de Johnny Carson. A escolha por Leno causou alguma polémica, pois era esperado que o substituto de Carson fosse David Letterman. Na sua primeira emissão teve como convidado o ator de comédia Billy Crystal. Jay Leno tornou o programa mais liberal e radical, com um estilo mais informal do que era hábito no tempo de Carson. O Tonight Show tornou-se um enorme sucesso, mesmo a nível internacional, e valeu a Jay Leno grandes audiências e uma série de prémios. Em 1995 venceu um Emmy (prémio televisivo) para melhor programa de humor, variedades ou música e, no ano seguinte, conquistou outro troféu, este para a melhor direção técnica. Em 1999 e 2000 o programa foi considerado pelos leitores da TV Guide, revista norte-americana, o melhor dos que são transmitidos à noite.
Paralelamente às aparições na televisão, Jay Leno também atua regularmente como cómico em Las Vegas e em diversos eventos. Em 1995 atuou para os militares em serviço na Bósnia e em 2001 fez o mesmo no Afeganistão.
Como referenciar: Jay Leno in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-13 22:27:07]. Disponível na Internet: