Artigos de apoio

Jean Atget
Fotógrafo francês, Jean Eugéne Auguste Atget nasceu em 1857, Libourne, e morreu em 1927, em Paris, na França.
Órfão aos quatro anos de idade é acolhido pelos tios que viviam em Bordéus. Anos mais tarde torna-se marinheiro. Quando regressa em 1879, vai para Paris onde ingressa no curso de teatro do Conservatório de Arte Dramática de Paris, contudo abandona este curso sem nunca o completar.
Começou por atuar nos arredores de Paris, onde conheceu a atriz Valentine Delafosse que se tornaria a sua companheira de toda a vida.
Em 1918 reparou que havia uma grande procura de fotografias de Paris, adotou então a profissão de fotógrafo. Numa primeira fase concentrou-se sobretudo em Paris, os motivos das suas imagens centravam-se nos velhos edifícios, vendedores de rua, pormenores arquitetónicos mas especialmente em edifícios em vias de demolição. Assim que concluía estes motivos dava início a outros, residências parisienses, carruagens de cavalos em Paris e fortificações (1910 - 1912).
Preocupado com a preservação do seu trabalho de quase 3000 chapas, Atget oferece-a à Ecole des Beaux Arts. Pelo seu trabalho esta escola pagou-lhe 10 000 francos. Este facto permitiu-lhe realizar fotografias que serviriam de motivos a vários pintores da época, o que o levou a viajar até aos sítios mais longínquos dos arredores Paris.
Salienta-se também na obra de Atget os retratos das prostitutas da Rua Asselin, de Paris, para o pintor André Dignimont (1921).
Atget sempre recusou tirar fotografias com outra máquina que não fosse a sua velha câmara de madeira grande formato, considerava que a Rolleiflex que Man Ray lhe tinha oferecido trabalhava mais depressa do que ele próprio.
Faleceu no dia 4 de agosto de 1927. Berenice Abbott adquiriu grande parte do espólio do fotógrafo parisiense e publicou-o em 1928. Este ato de Abbott deu reconhecimento internacional à obra de Atget.
Como referenciar: Jean Atget in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-13 22:37:53]. Disponível na Internet: