Jean Louis Rodolph Agassiz

Célebre zoólogo, paleontólogo e geólogo suíço-americano, nasceu a 29 de maio de 1807, em Motier, Friburgo, na Suíça, e faleceu a 14 de dezembro de 1873, em Cambridge, Massachusetts. Interessou-se pela Zoologia e História Natural, embora formado em Filosofia e Medicina. Partidário das ideias de Cuvier, sustentou que existia um paralelismo constante entre as sucessões dos tipos de seres vivos nas diferentes idades da Terra e a das formas pelas quais cada indivíduo passa no decurso do seu desenvolvimento embrionário.
A partir de 1836 estudou, na Suíça, o movimento dos glaciares. Em 1846 fixou--se nos Estados Unidos da América onde em Cambridge ensinou Geologia e Zoologia, acabando por se naturalizar cidadão americano.
A ele se devem importantes investigações acerca dos fósseis e sobre a influência da atividade glaciar na formação das paisagens. Deixou numerosas obras publicadas, individualmente ou em colaboração, de que se destacam: Methodes of Study in Natural History (1863), Principles od Zoology (em colaboração com Gould), 1846 e Système Glaciaire (em colaboração com Guyot e Desor), 1847.
Como referenciar: Porto Editora – Jean Louis Rodolph Agassiz na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-27 12:37:18]. Disponível em