jiboia

Animal do filo dos cordados, da classe dos répteis, ordem dos escamosos e família dos Boídeos que se distribui por cerca de setenta espécies.
Da família dos Boídeos fazem parte as jiboias, também designadas boas, as pitões e as anacondas. São as maiores serpentes do mundo. Não são venenosas mas são constritoras, isto é, esmagam as presas enrolando-se em torno do corpo. São os répteis mais próximos dos seus ancestrais.
A jiboia (Boa constrictor) apresenta ainda vestígios dos membros posteriores sob a forma de pequenos apêndices situados ao lado da cloaca. É um réptil de corpo maciço, com numerosos dentes que lhe armam as fauces. Os dentes são encurvados para trás em forma de gancho, o que lhe permite segurar as suas presas durante o tempo necessário para serem engolidas. São serpentes com cabeça grande e maciça, com olhos relativamente pequenos dotados de pupila vertical. O corpo é coberto de escamas lisas e brilhantes. Normalmente a cor de fundo é cinzenta e sobre essa cor destacam-se bandas transversais castanho-avermelhadas unidas entre si por uns prolongamentos laterais que limitam grandes áreas ovais.
É um réptil arborícola alimentando-se exclusivamente de mamíferos vivos. A jiboia mantém-se ativa quase que exclusivamente ao entardecer e durante a noite. Quando não tem fome assume uma atitude sedentária podendo permanecer no mesmo sítio durante vários dias. As jiboias são ovovivíparas e em cada parto originam de vinte a sessenta crias. Os juvenis são arborícolas e alimentam-se de répteis e ovos de pássaros.
Como referenciar: jiboia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-09 21:16:38]. Disponível na Internet: