Jim Henson

Marionetista e realizador norte-americano nascido a 24 de setembro de 1936, em Greenville, no estado de Mississípi. Aos 18 anos, criou umas marionetas com roupa que tinham grande mobilidade e apresentou-as num canal televisivo de Maryland, nos arredores de Washington. Ao fim de alguns meses, mudou para outro canal local, onde tinha um programa chamado "Sam and Friends" (Sam e os Amigos) que passava duas vezes por dia ao longo de seis anos. Em 1955, apareceu o sapo Cocas, a personagem mais famosa de todas as que criou e à qual emprestou a voz.
Jim Henson não tinha particular interesse em marionetas, mas foi o meio que encontrou para poder dar os primeiros passos no mundo televisivo. Como o programa fez muito sucesso, Henson continuou a apostar neste tipo de espetáculo e ganhou ainda mais popularidade ao animar diversos anúncios publicitários.
A forma que encontrou para dar mais realismo aos seus bonecos foi instruir os operadores de câmara a focarem apenas as marionetas e deixar os marionetistas fora da imagem. Assim, estes escusavam de ficar escondidos atrás de painéis, o que dificultaria o seu trabalho. O realizador Jim Henson trabalhou posteriormente no Jimmy Dean Show, onde apresentava o cão Rowlf, programa que lhe proporcionava a verba necessária para dar andamento a outro projeto. Tratava-se de uma curta-metragem surrealista sobre o tempo chamada Timepiece, que veio a ser nomeada para um Óscar de curta-metragem.
Foi com base nestes bonecos que, em 1969, formou o elenco da Rua Sésamo, programa educativo para crianças, de enorme sucesso em todo o mundo, que chegou a passar na televisão portuguesa. Egas e Becas, o Monstro das Bolachas e o sapo Cocas eram algumas das personagens mais famosas. A série durou cerca de trinta anos. Por causa deste programa, Jim Henson ficou associado a projetos infantis, ideia que procurou contrariar ao criar Os Marretas, The Muppet Show no original. Este espetáculo assentava num tipo de humor muito mais sofisticado que o da Rua Sésamo e misturava as marionetas de Henson com convidados reais. Contudo, não conseguiu vender a ideia a nenhum canal norte-americano e acabou por ser um produtor inglês a aproveitá-la. Assim, em 1976 estreou Os Marretas, programa que de início sentiu algumas dificuldades para cativar as audiências e para arranjar convidados para cada emissão. No entanto, a partir da segunda série de programas conheceu um grande êxito. Personagens como o sapo Cocas, Miss Piggy, Animal, o cozinheiro sueco e o urso, entre outras, ficaram conhecidas em todo o mundo. A série Os Marretas esteve no ar até 1981 e foi uma das mais bem sucedidas da história da televisão. Também teve muito êxito em Portugal e foi transmitida em cerca de cem países. Henson acabou com a série ao fim de cinco anos antes que esta entrasse em decadência.
Em 1979, Jim Henson fez uma longa-metragem com as mesmas personagens chamada The Muppet Movie, que também teve um grande sucesso. Três anos depois Henson realizou outro filme chamado The Dark Cystal, uma história de fantasia bem mais negra do que o habitual na sua carreira.
Em 1983, lançou mais uma série televisiva de sucesso, Fraggle Rock, destinada a uma grande variedade de grupos culturais.
Entretanto, Jim Henson criou a Creature Shop, um estúdio de marionetas.
Henson morreu de pneumonia a 16 de maio de 1990, em Nova Iorque, com 54 anos de idade, numa altura em que tratava da fusão da sua empresa com a Walt Disney.
Como referenciar: Jim Henson in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-19 19:27:12]. Disponível na Internet: