Jimi Hendrix

Guitarrista, cantor e compositor norte-americano, Johnny Allen Hendrix nasceu a 27 de novembro de 1942, em Seattle, EUA. Mais tarde o seu pai alterou-lhe o nome para James Marshall Hendrix.
Considerado um dos guitarristas mais criativos da história do rock, exerceu influência em diversos artistas que imitaram a sua técnica inovadora e arrojada de tocar guitarra.
Fortemente influenciado pelos mestres do blues, nomeadamente Robert Johnson, Muddy Waters e B. B. King, fez parte de diversas bandas de rhythm & blues durante a primeira metade dos anos 60 e acompanhou nomes consagrados como Little Richard, Sam Cooke, Isley Brothers ou Ike And Tina Turner. Em 1965, sob o nome de Jimmy James, formou os Jimmy James And The Blue Flames, cujas atuações começaram a impressionar o meio musical. Em setembro de 1966 chegou a Londres, onde contou com o apoio de Chas Chadler, baixista dos Animals. Realizaram-se audições para um grupo de suporte a Jimi. Noel Redding (n. 25-12-45, m. 11-05-03, Folkestone, Kent, Inglaterra) foi selecionado para o baixo, enquanto John "Mitch" Mitchell (n. 09-07-47, m. 13-11-08, Ealing, Middlesex, Inglaterra) se tornou o baterista do grupo: nascia a Jimi Hendrix Experience.
Em dezembro de 66 surgiu o primeiro single, "Hey Joe", que atingiu o top 10 do Reino Unido. O álbum de estreia, Are You Experienced? (1967), incluiu, para além do single anterior, temas como "Purple Haze", "The Wind Cries Mary", "I Don't Live Today", "Red House", "Fire" e "Foxy Lady". Em junho de 67 o grupo regressou aos EUA para uma participação memorável no Festival Monterey Pop. A ascensão meteórica do grupo, especialmente devida ao carisma do seu líder, despertou a Inglaterra para alguém que nunca tinha composto o seu próprio material e que utilizava, com uma mestria eletrizante e uma energia virtuosa, a guitarra elétrica.
O segundo álbum, Axis: Bold As Love, encerrou o ano de 1967 em grande, tanto do ponto de vista artístico como comercial. Este trabalho incluiu, para além do tema-título, "Up From The Skies", "If 6 Was 9" e "Little Wing".
Em outubro de 1968 surgiu o último trabalho oficial do grupo, Electric Ladyland. Deste duplo álbum fizeram parte "Gypsy Eyes", "Crosstown Traffic", "The Burning Of The Midnight Lamp", "All Along The Watchtower", de Bob Dylan, e "Voodoo Chile (Slight Return)".
Este dois últimos trabalhos marcaram uma abordagem mais experimentalista do músico, recorrendo à eletrónica e técnicas de estúdio, o que lhe permitiu encarar outros territórios sonoros.
Uma detenção por posse de heroína em Toronto e divergências profundas com Redding tornaram a vida particular e profissional de Hendrix um foco de problemas. Em junho de 1969 a Jimi Hendrix Experience dava o seu último concerto.
Hendrix formou em seguida os Gypsies Sons And Rainbows com Mitchell, Billy Cox (baixo), Larry Lee (guitarra ritmo), Juma Sultan e Jerry Velez (ambos na percussão). Com esta formação encerrou o Festival de Woodstock (agosto de 1969), no qual interpretou uma versão polémica e eletrizada do hino norte-americano, em "Star Spangled Banner".
Em outubro de 69 formou os Band Of Gypsies, com Cox e o baterista Buddy Miles. Desta reunião resultou, em 1970, o álbum homónimo ao vivo, que incluiu o tema "Machine Gun". Com três espetáculos realizados o grupo desintegrou-se. Em 1970 voltou a reunir-se com Mitchell e Cox para a gravação de um novo álbum duplo, experimentalmente intitulado First Rays Of The New Rising Sun, cuja edição não chegaria a presenciar. A 18 de setembro de 1970, em Londres, Inglaterra, Jimi Hendrix era encontrado morto pela sua namorada, sendo a causa da sua morte objeto de diversas especulações.
Em novembro de 1993 foi editado Stone Free, álbum-tributo que contou com a participação de diversos artistas como os Pretenders, Eric Clapton, The Cure, Jeff Beck, Pat Metheny e Nigel Kennedy, entre outros.
Jimi Hendrix gravou imenso material que foi sendo editado a título póstumo. Depois de uma intensa batalha jurídica pelos direitos de autor sobre o trabalho de Hendrix, o seu pai acabou por ficar com a responsabilidade de retomar os projetos que ficaram inacabados. Com a ajuda da família, tentou ordenar o imenso legado do filho. O empenho do pai deu origem à reedição dos três primeiros álbuns de Jimi Hendrix, em 1997. Acompanhando estas edições, foi também lançado uma compilação com o título First Rays Of The New Rising Sun, recolhendo material de álbuns póstumos como Cry Of Love, Rainbow Bridge e War Heroes.
Como referenciar: Jimi Hendrix in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-15 02:24:43]. Disponível na Internet: