Artigos de apoio

Jimmy Carter
Político democrata norte-americano, de seu nome completo James Earl Carter, nasceu em 1924, na Georgia, estado de que viria a tornar-se governador. Como candidato do Partido Democrata, foi eleito para o cargo de Presidente dos Estados Unidos da América, vencendo o então presidente Gerald Ford por uma margem de votos tangencial.
O seu mandato, que decorreu entre 1977 e 1981, foi marcado por importantes acontecimentos no plano internacional. Em 1977, Carter assinou o tratado que assegurou aos Estados Unidos o controlo do Canal do Panamá até 1999. Em 1978, foi o grande mediador nos encontros entre o Egito e Israel de que resultaram os Acordos de Paz de Camp David, um momento destacado do complexo processo de paz no Médio Oriente. Em 1980, quando a União Soviética invadiu o Afeganistão, Carter decidiu cancelar a participação dos desportistas norte-americanos nos Jogos Olímpicos de Moscovo.
Apesar dos seus êxitos na política externa, Carter perdeu a disputa com Ronald Reagan quando se candidatou à reeleição. Desde essa altura, tem participado com regularidade em missões diplomáticas ao serviço do seu país, servindo de mediador de conflitos em diversos pontos do globo. No âmbito de missões das Nações Unidas, tem também sido encarregado de fiscalizar a normalidade de eleições em países que só recentemente adotaram sistemas democráticos.
Em 2002 recebeu o Prémio Nobel da Paz em reconhecimento da sua contribuição na procura de soluções para conflitos internacionais.
Como referenciar: Jimmy Carter in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-18 22:56:01]. Disponível na Internet: