Artigos de apoio

João de Araújo Correia
Escritor português, João Maria de Araújo Correia nasceu a 1 de janeiro de 1899, em Canelas do Douro, e faleceu a 31 de dezembro de 1985, no Peso da Régua. Foi considerado por muitos o melhor prosador realista português, a par de Eça de Queirós, mas injustamente ignorado.
Efetuou estudos liceais na Escola Académica do Porto e formou-se em Medicina pela Universidade do Porto, tendo exercido como médico nas aldeias do Douro. Cursou também Hidrologia e Climatologia e foi professor de ensino secundário. Colaborou na imprensa diária, tendo dirigido o Jornal da Régua e Estudos Durienses.
Considerado um dos mais exímios contistas contemporâneos - e, por isso, presença imprescindível nas antologias do conto contemporâneo -, a ficção de Aráujo Correia nutre-se de um realismo sem intuito pedagógico imediato ou intenção crítica, retratando, numa viva economia narrativa, uma galeria de personagens rústicas que surgem diante do leitor toscas, maníacas, egoístas, animadas pela manha, pela vaidade, pelo orgulho, pela ignorância. Sofreu influências de Júlio Dinis, Camilo Castelo Branco e Trindade Coelho. A sua obra, pertencente ao Realismo, soube aliar a prosa elegante ao regionalismo do século XIX, mormente o relacionado com a sua terra natal, Peso da Régua.
Além de ficcionista, desenvolveu, nas páginas de publicações como Colóquio/Letras, O Comércio do Porto, Diário Ilustrado, Diário Popular, Jornal de Notícias, Nova Renascença, A Pátria, Portucale, Prometeu, entre outras, uma carreira como cronista, refletindo assiduamente, com humor e num estilo que integra a melhor prosa vernácula, sobre questões ligadas à cultura e língua portuguesas.
Destacam-se na sua vasta produção de contos, novelas, crónicas, ensaios e discursos: Contos Bárbaros, Contos Durienses, Folhas de Xisto (contos), Os melhores Contos de João de A. Correia, Outro Mundo, O Elemento Água na Sabedoria Popular, Enfermaria do Idioma, Uma Sombra Picada das Bexigas (notas camilianas) e Camilo à Beira do Lima (conferência).
Como referenciar: João de Araújo Correia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-08-20 18:30:49]. Disponível na Internet: