João Gonçalves Zarco

João Gonçalves Zarco foi um navegador português dos séculos XIV e XV. Foi o descobridor da ilha de Porto Santo, em 1418, juntamente com Tristão Vaz Teixeira. Mais tarde atingiu a Ilha da Madeira. Quando a ilha foi repartida em capitanias, com o objetivo de se proceder ao seu povoamento e ao aproveitamento dos seus recursos, coube a João Gonçalves Zarco a capitania do Funchal.
Na qualidade de fidalgo da casa do infante D. Henrique, Zarco participou no cerco de Tânger, onde foi armado cavaleiro, em 1437. Tendo escapado dessa expedição, dedicou-se à construção de navios na Madeira. Os navios eram enviados ao Infante para serem usados nas suas expedições e descobertas para além do Cabo Bojador.
A data da morte de João Gonçalves Zarco é incerta, mas julga-se que terá ocorrido em 1467, deixando uma descendência que foi o tronco de algumas das mais nobres famílias portuguesas.
Como referenciar: Porto Editora – João Gonçalves Zarco na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-07-25 17:43:13]. Disponível em