João Loureiro

Músico e dirigente desportivo português, João Eduardo Pinto Loureiro nasceu a 9 de outubro de 1963, no Porto. Aos quatro meses, foi viver com os pais para Luanda, em Angola, de onde regressou quatro anos depois, de novo para viver no Porto.
Enquanto estudava e tinha boas notas praticou diversos desportos, nomeadamente karaté, natação e futebol, tendo jogado no Boavista Futebol Clube, clube que era presidido pelo seu pai Valentim Loureiro.
Ingressou na Universidade Católica e formou-se em Direito, mas mal acabou o curso teve de cumprir 16 meses de serviço militar obrigatório. Entretanto, em 1980, havia formado um grupo pop chamado Bananas que viria ganhar, dois anos depois, o Festival Rock em Stock, tendo João Loureiro como vocalista. Em 1983, gravaram o primeiro single, "Identidade/Virgens-Impulsos" e, no ano seguinte, mudaram o nome para Ban. Surgiram então os EP "Alma Dorida" e "Santa", posteriormente recolhidos na coletânea Documento 83-86. O sucesso apareceu, em 1988, com o álbum Surrealizar que continha o tema "Irreal Social", contando já com a colaboração de Ana Deus, que mais tarde integraria o projeto Três Tristes Tigres. Depois de mais dois álbuns, Música Concreta (1989) e Mundo de Aventuras (1991), os Ban acabaram em 1992. Logo nesse ano, João Loureiro formou os Zero, que lançaram um álbum com o mesmo nome. Esporadicamente os Ban iam aparecendo para dar alguns concertos e havia a intenção de gravar um novo disco. Simultaneamente, João Loureiro já colaborava com o pai na Direção do Boavista e tornou-se vice-presidente do clube.
A 14 de fevereiro de 1997, João Loureiro assumiu a presidência do Boavista, substituindo o seu pai Valentim Loureiro, desistindo de vez da carreira musical. Uma das primeira medidas que tomou como presidente foi contratar, já com a época em curso, o treinador Jaime Pacheco para orientar a equipa de futebol. Para trás ficaram alguns desentendimentos verbais entre os dois e iniciaram um trabalho que ficou para a história do clube. Na temporada 2000-2001, o Boavista sagrou-se pela primeira vez campeão nacional de futebol e, duas temporadas depois, chegou às meias-finais da Taça UEFA, a segunda prova mais importante da Europa a nível de clubes.
A carreira musical dos Ban ficou registada numa compilação, editada em 1994 pela EMI, com o título Num Filme Sempre Pop - O Melhor dos BAN. Esta compilação reuniu os principais êxitos do grupo liderado por João Loureiro como "Irreal Social", "Mundo de Aventuras", "Dias Atlânticos" e "Num Filme Sempre Pop".
Como referenciar: João Loureiro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-24 06:01:41]. Disponível na Internet: