João Machado

Designer português, João Machado nasceu em 1942, em Coimbra, e formou-se em escultura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. As suas primeiras esculturas, tendencialmente abstratas, revelam influências da Arte Pop.
Em 1970, dois anos após ter concluido o curso de escultura, João Machado criou o seu próprio estúdio de design gráfico e dedicou-se exclusivamente ao design gráfico. A sua obra mais divulgada são o projetos para cartazes, nos quais se especializou. Realizou também algumas ilustrações para livros de crianças.
A sua obra gráfica inclui ainda trabalhos produzidos para empresas e para instituições do meio empresarial, dos quais se destacam os inúmeros logotipos e imagens corporativas. De entre os logotipos realizados por este autor citem-se os do Pavilhão Rosa Mota, da Casa de Serralves e do Teatro Rivoli. Os trabalhos que realiza, embora impeçam uma caracterização objetiva pela vastidão e variedade das situações a que respondem, demonstram a tendência para uma acentuada simplificação das imagens, onde as diferentes figuras se definem através de manchas uniformes e de tons planos, com um cromatismo intenso.
Entre 1976 e 1982 foi professor de design gráfico na Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Realizou e participou em várias exposições no país e no estrangeiro, das quais se destacam a Bienal de Cartazes de Varsóvia, a Bienal de Brno, a Bienal de Cartazes de Lahti, a Exposição Internacional de Cartazes do Colorado e a Bienal de Ilustração de Bratislava.
Em 1983 ganhou o 1.o Prémio Nacional Gulbenkian para a melhor ilustração de Livros para Crianças; em 1985 ganhou o 1.o prémio no Concurso Nacional de Design e, em 1989, recebou a medalha de bronze da Feira do Livro de Leipzig, tal como o prémio especial da 1.a Internationale Liftas Kunstbiennale, de Munique.
Como referenciar: João Machado in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-24 19:34:04]. Disponível na Internet: