João Nunes

Designer português, João Manuel Nunes Tavares Nunes nasceu em 1951, em Mafamude, Vila Nova de Gaia. Iniciou a sua atividade profissional como fotógrafo e artista gráfico em Angola, realizando alguns trabalhos de índole política, como o cartaz de comemoração do acordo entre o MPLA, e UNITA e a FNLA, no Alvor. Grande parte do trabalho que desenvolveu em Angola teve como cliente o MPLA, contrariando então a posição política do regime.
Regressando a Portugal em 1976, estudou Design Gráfico na Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1976 e obteve uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.
Fundou dois estúdios na área das artes gráficas, em 1978 e em 1983. Em 1989 criou um estúdio próprio, onde passou a desenvolver a sua atividade profissional. Especializou-se então na criação de imagens corporativas para empresas e no desenho de produto, aproveitando o crescimento económico que se verificou após a adesão de Portugal à CEE e à criação de um mercado de consumo moderno. Na sua obra percebe-se a constante procura da rutura e de superação da produção anterior. Algumas características, no entanto, tornam-se evidentes quando se analisa o conjunto da obra, como a tendência para o carácter de ilustração e para a figuração. Nos cartazes, para assegurar a necessária autonomia da imagem, o texto é remetido para o extremo do campo visual, de forma a participar na imagem, mas sem interferir. As figuras que compõem os cartazes são normalmente justapostas, subvertendo qualquer relação de escala.
Para João Nunes a fotografia é também um elementos importante para a criação gráfica, possibilitando a associação de qualidades estéticas com a funcionalidade comunicativa.
Trabalha regularmente em equipa, tendo colaborado com o designer João Machado e com o escultor José Rodrigues.
Participou em várias exposições, individuais e coletivas, das quais se destacam a exposição de design de Nagoya, no Japão, em 1989 e a exposição de Vigo, em 1991.
Foi professor de fotografia na Escola Superior de Belas Artes do Porto, dirigindo ainda um curso na Cooperativa Artística Árvore, na mesma cidade.
Como referenciar: João Nunes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-20 12:57:37]. Disponível na Internet: