João Serrão

Viveu no século XV, desconhecendo-se a data exata do seu nascimento e da sua morte, tendo sido um piloto ao serviço de D. Manuel I.
Viajou diversas vezes para Oriente e levou cartas de Afonso de Albuquerque ao rei depois da conquista de Goa, na qual esteve presente.
D. Manuel encarregou-o em 1508 de dirigir uma caravela para resgatar a nau de Jacob Queimado que tinha sido capturada pelo pirata Mondragon, missão que, no entanto, não teve êxito.
Crê-se que este é o mesmo piloto que se menciona, sob o nome de João Rodrigues Serrão, em Sevilha em 1515, tendo estado nesta cidade para dar a sua opinião sobre a posição do Cabo de Santo Agostinho (no Brasil). Havia dúvidas quanto à pertença deste Cabo, tendo esta reunião sido necessária para conseguir a libertação de alguns portugueses que quando lá passaram foram aprisionados por castelhanos que o consideravam como seu.
Como referenciar: João Serrão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 02:29:20]. Disponível na Internet: