Artigos de apoio

Joe Dante
Realizador norte-americano, Joe Dante nasceu a 28 de novembro de 1946, em Morristown, New Jersey. Originalmente, queria ser desenhador de cartoons, mas depois acabou por optar pelo cinema. Ainda adolescente, escreveu artigos para a revista Castle of Frankenstein, uma revista para fãs de filmes de terror. Mais tarde, escreveu críticas de cinema para o Film Bulletin, de 1969 a 1974.
Começou a sua carreira na realização do documentário a preto e branco de sete horas The Movie Orgy (1968) e, no início dos anos 70, através do seu amigo Jon Davison, que trabalhava com o produtor Roger Corman, arranjou trabalho como editor de trailers na New World Pictures. Em 1976, realizou juntamente com Allan Arkush o thriller Hollywood Boulevard, que lhe trouxe experiência para dois anos depois realizar a sua primeira longa-metragem, Piranha com argumento de John Sayles, um filme de terror sobre um ataque de piranhas a turistas, inspirado no Tubarão (1975), de Spielberg. Em 1981, fez The Howling (O Uivo da Fera), baseado no livro de Gary Brandner, um conto realista sobre lobisomens. O filme de terror chamou a atenção de Steven Spielberg que o convidou e a Davison para trabalharem num segmento do filme Twilight Zone - The Movie (1983), com segmentos realizados por Spielberg e John Landis, entre outros. A sua carreira tomou um rumo diferente quando mais uma vez Spielberg o contratou para realizar o filme de fantasia Gremlins (1984), que lhe valeu o prémio Saturn para Melhor Realizador e Melhor Filme de Terror, entre outros prémios, sendo o seu filme de maior sucesso comercial. No ano seguinte, realizou Explorers (Os Exploradores), um filme de ficção científica com Ethan Hawke e River Phoenix nos principais papéis, que foi um desastre comercial. Em 1987, fez Innerspace (O Micro-Herói), protagonizado por Dennis Quaid e Meg Ryan, que ganhou o Óscar para Melhores Efeitos Especiais, voltando ele a ganhar um Saturn de Melhor Realizador.
O seu filme seguinte foi a comédia negra The Burbs (S.O.S. - Vizinhos ao Ataque, 1989), protagonizada por Tom Hanks. Em 1990, realizou a sequela Gremlins 2: The New Batch (Gremlins 2: A Nova Geração), que foi muito bem recebida pelo público e pela crítica. Merecem ainda destaque os seus trabalhos na comédia dramática Matinee (Pânico em Florida Beach, 1993), com John Goodman no principal papel; Small Soldiers (Pequenos Guerreiros, 1998), um filme de ação e ficção científica; e o filme de animação misturada com imagem real Looney Tunes: Back in Action (Looney Tunes: De Novo em Ação, 2003), protagonizado por Brendan Fraser, Steve Martin e Timothy Dalton, contracenando com diversas personagens animadas da Warner Bros.
Como referenciar: Joe Dante in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-28 03:57:52]. Disponível na Internet: