Jogos Olímpicos de Atenas, 2004

Os Jogos Olímpicos de 2004 foram atribuídos a Atenas, na Grécia, cidade que bateu concorrentes como Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Roma (Itália) e Estocolmo (Suécia). A escolha do Comité Olímpico Internacional (COI), tomada a 5 de setembro de 1997 em Lausana, na Suíça, levou a que o evento regressasse à Grécia, onde em 1896 se iniciaram os Jogos Olímpicos da era moderna.
O início da XVIII edição dos Jogos ficou agendado para 11 de agosto, com o encerramento a ser marcado para 29 do mesmo mês. Contudo, a cerimónia oficial de abertura ficou marcada para o dia 13.
No total, os Jogos de Atenas compreendem 28 desportos, que integram 37 disciplinas. Quatro cidades gregas, para além de Atenas, foram consideradas cidades olímpicas dado que ficaram destinadas a receber os jogos do torneio de futebol. Tratam-se de Tessalónica, Patras, Heraklio e Volos.
202 países concorreram aos Jogos Olímpicos, com a particularidade de Timor-Leste participar pela primeira vez como país independente, levando um concorrente feminino e um masculino às respetivas provas de maratona. Em Sydney (Austrália), em 2000, os três atletas que representaram Timor-Leste desfilaram sob a bandeira do COI. O Comité Olímpico de Timor-Leste foi aceite em julho de 2003, sendo o mais recente membro do COI.
A tocha olímpica, símbolo da união entre os povos, iniciou o seu percurso de 78 dias e 78 mil quilómetros no antigo Estádio Olímpico de Atenas até chegar ao novo Estádio de Atenas para a cerimónia de abertura. Ao todo cerca de 7600 pessoas carregaram a tocha através do mundo, incluindo a África e a América Latina pela primeira vez. A partida foi dada a 25 de março de 2004 e após uma semana na Grécia a tocha saiu do país. Regressou a 9 de julho 2004, após ter passado por 26 países e 34 cidades. Na Grécia durante 43 dias, 7700 pessoas transportaram a tocha, uma das atletas escolhidas foi portuguesa Rosa Mota.
Phevos e Athena, dois irmãos inspirados em antigos bonecos gregos, foram escolhidos para mascotes dos Jogos de 2004. Os seus nomes estão ligados à Grécia Antiga. Phevos é o nome de Apolo, o deus da luz e da música, e Athena a deusa da sabedoria e patrona da cidade de Atenas. São ao mesmo tempo símbolos de igualdade e irmandade no mundo e pretendem lembrar que a humanidade é a essência dos Jogos.
Durante a realização dos jogos, vários records mundiais e olímpicos foram batidos, nomeadamente nas categorias de natação, ciclismo, cycling track, tiro, levantamento de pesos, lançamento de martelo e salto em altura.
Portugal conquistou três medalhas olímpicas, duas de prata e uma de bronze. Uma medalha de prata foi conseguida em ciclismo por Sérgio Paulinho, outra foi conquistada por Francis Obikwelu, um português de origem nigeriana, na corrida dos 100 metros e a de bronze foi ganha por Rui Silva na corrida dos 1500 metros.
Na cerimónia de encerramento, a bandeira olímpica foi entregue ao país organizador dos Jogos Olímpicos de 2008, a China.
Como referenciar: Jogos Olímpicos de Atenas, 2004 in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 15:23:47]. Disponível na Internet: