Jogos Olímpicos de Melbourne, 1956

Os Jogos Olímpicos de 1956, em Melbourne, Austrália, foram os primeiros realizados no hemisfério sul e tiveram lugar entre 22 de novembro e 8 de dezembro. Esta edição dos Jogos não começou da melhor maneira. Graças às leis de quarentena que vigoravam na Austrália, e que impediam a entrada de animais estrangeiros, as provas equestres tiveram de ser transferidas para Estocolmo, na Suécia.
Mas na quinta-feira de 22 de novembro de 1956, mais de 103 mil espectadores encheram o estádio olímpico para assistirem à chegada da tocha, na abertura dos Jogos, presidida pelo Duque de Edimburgo. Mais de quatro mil atletas provenientes de 72 nações participaram nestas Olimpíadas, marcadas pelo primeiro grande boicote à competição olímpica. Os conflitos armados no Egito e na Hungria ameaçaram o êxito dos Jogos de Melbourne. Espanha, Holanda e Suíça não participaram, em protesto pela invasão soviética da Hungria, enquanto o Egito, o Iraque e o Líbano boicotaram os Jogos descontentes pela intervenção militar da Grã-Bretanha e da França no canal de Suez. A China também esteve ausente devido ao facto de a participação de Taiwan ter sido aceite pelo Comité Olímpico Internacional. Alemanha Ocidental e de Leste apresentaram uma equipa conjunta.
A União Soviética, que fizera a sua estreia olímpica em Helsínquia, quatro anos antes, foi pela primeira vez o país mais medalhado, com 98 medalhas no total, contra 74 conquistadas pelos norte-americanos. O domínio dos soviéticos teve a sua máxima expressão com as vitórias do ucraniano Vladimir Kuts nas provas de 5000 e 10 mil metros em atletismo. Do lado americano, destaque para o lançador do disco, Al Oerter, que conseguiu em Melbourne o primeiro de quatro títulos olímpicos consecutivos, o último dos quais ganho em 1968, no México.
A participação portuguesa nestes Jogos resumiu-se a cinco velejadores e sete cavaleiros, que não conseguiram qualquer medalha. O melhor resultado foi registado na vela, onde a dupla composta por Duarte Manuel de Almeida Bello e José Bustorff Silva alcançou o quarto lugar na categoria Star.
Como referenciar: Jogos Olímpicos de Melbourne, 1956 in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 13:44:44]. Disponível na Internet: