Jogos Olímpicos de Sydney, 2000

Os Jogos Olímpicos do ano 2000 foram atribuídos à cidade australiana de Sydney após a votação dos membros do Comité Olímpico Internacional, em Monte Carlo, no Mónaco, a 23 de setembro de 1993. As outras cidades concorrentes a organizar as XXVII Olimpíadas da Era Moderna eram Pequim (China), Berlim (Alemanha), Istambul (Turquia) e Manchester (Inglaterra). A candidatura oficial de Sydney foi baseada na experiência adquirida pelos australianos como uma das duas únicas nações que competiram em todas as edições dos Jogos desde 1896.
As Olimpíadas de Sydney 2000 realizaram-se entre 15 de setembro e 1 de outubro e foram da responsabilidade do Comité de Organização dos Jogos Olímpicos de Sydney (SOCOG).
O Comité organizador quis que a memória destes últimos Jogos do milénio se mantivesse bem acesa em todos os que tiverem a oportunidade de acompanhar este evento. Para isso, a organização de Sydney 2000 começou desde logo uma forte campanha de merchandising, que serviu ainda para arranjar fundos para os Jogos. Sydney construiu especialmente para estas Olimpíadas uma grande área desportiva que engloba o estádio que acolheu as cerimónias de abertura e encerramento bem como as provas de atletismo. Uma das grandes preocupações do comité de organização foi de que todos estes projetos de construção fossem elaborados segundo o conceito de desenvolvimento ecológico sustentado.
As cerimónias de inauguração e de encerramento foram da responsabilidade do australiano Ric Birch, que apostou na exposição da grande multicultura social do país.
A 14 de setembro de 1996 foi escolhido o logotipo destes Jogos, que representa a promessa feita pela candidatura australiana de dedicar estes Jogos do milénio a todos os atletas do mundo. As mascotes desta edição representam três animais típicos da Austrália e foram batizadas de Millie, Olly e Syd.
A chama olímpica foi acesa na Grécia no início de maio de 2000 e chegou a território australiano a 8 de junho, percorrendo depois toda a ilha da Austrália antes de chegar ao Estádio Olímpico, a 15 de setembro para dar início oficial à XXVII edição das Olimpíadas.
Três novas modalidades de ginástica estrearam-se como olímpicas nestes Jogos, o trampolim, a ginástica artística e rítmica.
Da participação portuguesa nestas olimpíadas, os atletas que mais se destacaram fora, Nuno Delgado, vencedor da medalha de bronze na modalidade de judo, e Fernanda Ribeiro, vencedora da medalha de bronze nos 10 000 metros.
Como referenciar: Jogos Olímpicos de Sydney, 2000 in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 08:17:04]. Disponível na Internet: