Jogos Sem Fronteiras

Popular programa de entretenimento televisivo criado em 1963 e realizado, pela primeira vez, em 1965. Foi o estadista francês Charles De Gaulle que os imaginou, com o objetivo de celebrar a amizade entre os diferentes países europeus e, sobretudo, aproximar os jovens europeus, principalmente franceses e alemães, ainda afastados desde o final da Segunda Guerra.
Os primeiros Jogos Sem Fronteiras foram transmitidos a 26 de maio de 1965 pela televisão, nascendo assim a emissão mais antiga da história das coproduções contínuas. Frente a frente estiveram as cidades de Dax (França) e Warendorf (Alemanha). O modelo dos jogos baseava-se no programa francês Intervilles, de Guy Lux, no qual duas cidades gaulesas se confrontavam em jogos que tinham sempre a presença de uma piscina. O próprio Gui Lux, mais Pierre Brive, Calude Savarit e Jean-Lous Marest estenderam o conceito à Europa e, para além da França e da Alemanha, acabaram por participar também a Bélgica e a Itália. Mais tarde foram-se juntando a Suíça e a Grã-Bretanha (1967); a Holanda (1970); a Jugoslávia (1978); Portugal (1979); Espanha (1988); San Marino (1989); o País de Gales (1991); a Tunísia e a Checoslováquia (1992); a Grécia e a Hungria (1993); e, por último, Malta e Eslovénia (1994).
Os Jogos Sem Fronteiras decorriam normalmente no verão e eram transmitidos em horário nobre nas televisões de cada país. Cada série tinha entre oito a onze emissões, nas quais se confrontavam entre quatro e dez países. A primeira série dos Jogos Sem Fronteiras ocorreu entre 1965 e 1982, ano em que as emissões do programa foram interrompidas devido aos custos elevados da produção. Em 1988 regressaram e estiveram no ar até 1999.
Cada emissão era composta por dez provas divertidas, mas difíceis, que só poderiam ser concluídas por pessoas com boa preparação física. As equipas eram compostas por dez elementos, entre os quais um capitão, um treinador e dois suplentes. Cada país participante realizava a sua própria emissão, com os seus apresentadores.
A estreia de Portugal nestes jogos ocorreu a 5 de setembro de 1979, em Cascais, marcando a história da televisão portuguesa por ter sido a primeira emissão da RTP a cores. Contudo, apenas os espectadores dos outros países a viram enquanto tal, já que só no ano seguinte a emissão nacional inaugurou a cor. Difundida para a Eurovisão, foi apresentada por Fialho Gouveia e Eládio Clímaco que se tornou a imagem portuguesa do programa, apresentando quase todas as suas emissões. Para além dele, apresentaram também o programa Alice Cruz, Ana do Carmo, Ana Zanatti, Ivone ferreira, Luís de Matos e Anabela Mota Ribeiro. Ao todo, entre 1979 e 1998, Portugal teve 15 participações.
Como referenciar: Jogos Sem Fronteiras in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-23 20:02:31]. Disponível na Internet: