John Edwards

Político norte-americano, nasceu a 10 de junho de 1953, em Seneca, no estado da Carolina do Sul, mas cresceu em Robbins, na Carolina do Norte.
O pai trabalhava numa fiação têxtil e John por vezes acompanhava-o. Foi o primeiro membro da família a entrar no ensino superior e fez o bacherlato em Ciências na Universidade Estatal da Carolina do Norte, em 1974, e, três anos mais tarde, completou a licenciatura em Direito na Universidade da Carolina do Norte.
Começou então a exercer advocacia e durante cerca de vinte anos dedicou-se a representar famílias e crianças feridas por negligência de terceiros, enfrentando assim as poderosas companhias de seguros. Em 1998 resolveu dedicar-se à política, candidatando-se ao Senado norte-americano, para dar voz àqueles que foi defendendo ao longo da sua carreira de advogado.Com o prestígio que já tinha alcançado por defender os desfavorecidos bateu nas eleições um concorrente que já era senador. Tomou posse a 6 de janeiro de 1999.
Já como senador, destacou-se ao defender matérias que ajudassem as famílias a ter melhores condições de vida. Assim envolveu-se nos cuidados de saúde, na melhoria do ensino, na defesa das liberdades civis, na defesa do ambiente, na segurança social e na reforma do financiamento das campanhas eleitorais.
Integrou ainda o Comité dos Serviços secretos, o que o levou a estar envolvido na melhoria da defesa nacional e no reforço da segurança interna nos Estados Unidos da América. John Edwards escreveu legislação sobre segurança cibernética, biológica e naval.
Ao todo, Edwards integrou quatro comités, o de Saúde, Educação e Trabalho, o de Serviços Secretos, o de Justiça e o de Pequenos Negócios.
Entretanto, continuou a prestar atenção ao estado através do qual foi eleito, a Carolina do Norte, e enquanto senador visitou os cem condados que o constituem. Uma vez por semana dispôs-se a receber no Senado habitantes da Carolina do Norte que passassem por Washington.
Em 2004 John Kerry lançou-se na corrida a candidato presidencial do Partido Democrata, mas acabou por desistir a 3 de março face aos maus resultados obtidos dentro do partido.
A 6 de julho de 2004, John Kerry escolheu o senador John Edwards para concorrer consigo à casa Branca, onde este poderia ser vice-presidente, mas perderam nas eleições presidenciais de 2 de novembro para George W. Bush.
Como referenciar: John Edwards in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 01:58:16]. Disponível na Internet: