John Nash

Arquiteto e urbanista inglês nascido em 1752, em Londres, e falecido em 1835, em Cowes, Ilha de Wight, Reino Unido.
Discípulo do arquiteto Sir Robert Taylor, foi graças ao facto de ter perdido a sua enorme fortuna em investimentos desastrosos que se viu obrigado a exercer a profissão. Trabalha com o arquiteto paisagista Humphry Repton e a partir de 1798 começa a trabalhar para o Princípe de Gales que em 1811 o incumbe de urbanizar o Parque Marylebone, em Londres, que entretanto revertera para a coroa. Para esta área Nash elabora os projetos pelos quais ficou mais conhecido: Regents Park, Regents Street e os conjuntos de habitação circundantes. As moradias aqui usadas servirão de modelo para os bairros periféricos de Londres.
A par de uma arquitetura neoclássica de inspiração grega, diretamente influenciada pelas descobertas arqueológicas da época, desenvolveu também edifícios fantasiosos de inspiração oriental.
Entre 1813 e 1815, enquanto delegado do reino, desenvolve o Pavilhão Real de Brighton, Inglaterra e inicia a reconstrução do palácio de Buckingham, Londres.
No entanto, o enorme custo despendido nestas obras levará à sua demissão.
Como referenciar: Porto Editora – John Nash na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-07-31 19:24:13]. Disponível em