John Newlands

Químico inglês nasceu a 26 de novembro de 1837, em Southwark, Londres, e faleceu a 29 de julho de 1898. John Alexander Reina Newlands estudou no Royal College of Chemistry e precedeu Dimitri Mendeleiev na formulação do conceito de periodicidade das propriedades dos elementos químicos.

Em 1864 Newlands observou que, quando os elementos conhecidos eram dispostos por ordem crescente de massas atómicas em colunas verticais de sete elementos, cada oitavo elemento apresentava propriedades que se repetiam periodicamente, excetuando o hidrogénio. A esta relação Newlands denominou de Lei das oitavas. No entanto, esta classificação era inadequada para elementos para além do cálcio (Ca) e o trabalho de Newlands não só não foi aceite pela comunidade científica, como chegou a ser ridicularizado.
Apesar de ter falhado na tentativa de agrupar os elementos em grupos de 7, o seu trabalho constituiu um grande avanço na direção certa para a classificação dos elementos e, anos mais tarde, a ideia básica de Newlands foi retomada por Mendeleyev e Lothar Meyer.

Em 1887 foi galardoado pela Royal Society of London pela sua contribuição.

Como referenciar: John Newlands in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-29 05:05:36]. Disponível na Internet: